São Paulo lança linhas gratuitas de ônibus para lazer e cultura aos domingos
Programa Domingo Tarifa Zero terá três novas rotas, batizadas de Paulistar, que funcionarão das 8h às 19h e passarão por parques, museus e centros culturais

SBT News
A cidade de São Paulo terá, a partir deste domingo (28), três novas linhas especiais e gratuitas de ônibus que vão conectar alguns dos principais pontos de lazer, cultura e gastronomia da capital. Os circuitos, chamados de Paulistar, funcionarão das 8h às 19h e terão veículos elétricos equipados com ar-condicionado, wi-fi, USB para recarga e câmeras de monitoramento.
+ Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos
O embarque poderá ser integrado na região do Paraíso, onde as três linhas se encontram, facilitando o acesso de moradores e turistas a diferentes destinos.
Linhas Paulistar: veja os trajetos
- Paulistar 1 – Circuito Cultura
Liga a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa a pontos como o Mercadão, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Pinacoteca, Praça da República, além dos bairros da Liberdade e do Bixiga.
- Paulistar 2 – Circuito Parques
Conecta o Parque da Independência (onde está o Museu do Ipiranga) ao Parque do Ibirapuera, com paradas no Parque da Aclimação, Museu de Zoologia da USP e SESC Vila Mariana.
- Paulistar 3 – Circuito Lazer
Parte do Pacaembu até o Paraíso, passando pelo Parque do Ibirapuera e pela Avenida Paulista aberta para pedestres e ciclistas, com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House.
Domingão Tarifa Zero chega à 100ª edição
A estreia das novas linhas coincide com a 100ª edição do programa Domingão Tarifa Zero, criado em 2023 pela Prefeitura de São Paulo. Desde o lançamento, a iniciativa já transportou 279 milhões de passageiros.
+ Fuvest abre inscrições para simulado da primeira fase do vestibular 2026; saiba como se inscrever
Segundo levantamento da SPTrans, 70% das viagens de domingo têm como destino atividades de lazer, especialmente parques e equipamentos culturais.
Para atender à demanda, 14 ônibus elétricos extras vão circular aos domingos, somando-se à frota já existente, que segue gratuita como parte do programa.