São Paulo e outros 14 Estados estão em alerta para chuvas intensas com ventos de até 100km/h
Situação deve permanecer até quinta-feira (6), diz Instituto Nacional de Meteorologias
SBT News
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou, nesta quarta-feira (5), São Paulo e outros 14 Estados em alerta de perigo para chuvas intensas, com previsão de rajada de vento que pode chegar a 100km/h. As regiões devem ficar em atenção até quinta-feira (6).
+Poder Expresso: Teto de igreja histórica desaba em Salvador e deixa um morto; entenda
Com isso, há risco de descargas elétricas, corte de energia, queda de árvores e alagamentos. Na zona leste de São Paulo, por exemplo, o bairro Jardim Pantanal enfrenta dias consecutivos de estragos provocados por chuvas na capital.
Além de São Paulo, estão em alerta:
- Acre;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Paraná;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Ceará;
- Goiás;
- Paraíba;
- Piauí;
- Alagoas.
Para classificar os riscos, o Inmet analisa as informações meteorológicas e classifica os resultados em três categorias: alerta amarelo para perigo potencial, alerta laranja para perigo e o alerta máximo, que é o vermelho e indica maior gravidade. Em caso de urgência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do estado.
+MP pede prisão de Eduardo Costa por ofender Fernanda Lima; relembre caso
Em caso de rajadas de vento, o Inmet sugere evitar se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas e não estacione perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.