Brasil

São Paulo bate recorde de trânsito em 2025 com paralisação de ônibus e chuvas

CET registrou 1.486 km de congestionamento às 19h, maior marca atingida na capital em 2025

Imagem da noticia São Paulo bate recorde de trânsito em 2025 com paralisação de ônibus e chuvas
Trânsito intenso é resultado da paralisação de ônibus realizada pelos motoristas e cobradores, somada às chuvas | Foto: Reprodução
• Atualizado em

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (9) o maior congestionamento do ano, com 1.486 km de lentidão às 19h, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Inicialmente informamos que o recorde seria o maior da história, porém corrigimos a informação às 22h30. Pedimos desculpas pelo erro.

O recorde anterior havia sido batido apenas meia hora antes, quando a capital alcançou 1.374 km de congestionamento às 18h30. Os números superaram o recorde registrado em 8 de agosto, quando a cidade contabilizou 1.335 km de vias paradas.

De acordo com a CET, o trânsito intenso é resultado da paralisação de ônibus realizada pelos motoristas e cobradores, somada às chuvas que atingiram a capital no fim da tarde.

No momento da última atualização, a cidade permanecia com 1.420 km de vias congestionadas. As regiões mais afetadas são a zona sul com 371 e zona oeste com 357 km de lentidão.

Por que houve paralisação dos ônibus?

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas) anunciou a paralisação nesta terça-feira.

Segundo o presidente do sindicato, Valdemir dos Santos, as empresas solicitaram adiamento do pagamento do 13º salário, previsto originalmente para 12 de dezembro.

A entidade afirma que, sem garantia do pagamento, a situação pode evoluir para uma greve.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que os repasses às empresas de ônibus estão em dia e que o pagamento do 13º salário é responsabilidade exclusiva das concessionárias.

A gestão municipal afirma que, a pedido do prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a SPTrans registraram nesta terça-feira um Boletim de Ocorrência contra as empresas que aderiram a uma paralisação sem aviso prévio, o que, segundo o município, fere gravemente a legislação.

Rodízio suspenso

A Prefeitura informou, por nota, que suspendeu o rodízio municipal de veículos na tarde desta terça-feira (9) em razão da paralisação de ônibus na cidade.

Últimas Notícias