Rio Grande do Sul registra 37 dias com temperaturas negativas no primeiro mês de inverno
Estado enfrenta frio intenso com termômetros chegando a -0,7°C em Pinheiro Machado; procura por lareiras aumenta

SBT Brasil
O Rio Grande do Sul registrou 37 dias com temperatura abaixo de zero só neste primeiro mês de inverno. Os termômetros marcaram -0,2°C na madrugada deste sábado (19) em São José dos Ausentes. No estado, a mínima foi registrada em Pinheiro Machado, com -0,7°C.
O frio trouxe benefícios para o comércio de produtos focados nas baixas temperaturas. Uma loja de lareiras de Porto Alegre, por exemplo, registrou um crescimento na procura pelos produtos. "É bem mais frio do que pensam. E é um frio úmido. Um frio complicado de se combater", explica Ivan Skorin, empresário do setor.
+ Bolinho envenenado: Jovem internado apresenta piora no quadro de saúde
A loja vende somente lareiras à lenha, com modelos que podem custar de R$ 8 mil até R$ 30 mil. Mas tem quem não abra mão desse item em casa. "Eu gosto de acender a lareira todos os dias. É um calor diferente do ar-condicionado. O calor intenso da lareira acaba esquentando todos os ambientes", conta Michel Vilela, publicitário.
Para os próximos dias, os gaúchos devem viver o chamado "efeito cebola". As manhãs prometem ser frias, com termômetros marcando menos de 5°C em algumas regiões, mas os dias também devem ser ensolarados. À tarde, esquenta, e as máximas devem passar dos 20°C.
Além do Rio Grande do Sul, a onda de frio deve chegar também ao oeste de Santa Catarina, região de Cascavel no Paraná e ao sul do Mato Grosso do Sul.