Relatório aponta que todas as regiões do Brasil sofrem impactos graves das mudanças climáticas
Estudo mostra que 83% dos municípios registraram desastres climáticos nos últimos 10 anos, afetando 177 milhões de pessoas

Eduardo Pinzon
SBT Brasil
Todas as regiões brasileiras estão enfrentando consequências cada vez mais severas das mudanças climáticas, segundo o Relatório de Transparência do Brasil, apresentado à Convenção das Nações Unidas sobre Alterações do Clima.
O documento cita como exemplo o município de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, que registrou a maior enchente de sua história em 2023 e, menos de um ano depois, foi novamente atingido por uma cheia ainda mais grave.
No Vale do Taquari, a situação reflete o que ocorre em grande parte do país: nos últimos dez anos, 83% dos municípios sofreram com desastres climáticos, afetando 177 milhões de pessoas e destruindo quase 300 mil casas.
Para os próximos anos, o estudo prevê aumento das temperaturas, chuvas extremas e elevação do nível do mar em todas as regiões do Brasil.
A recomendação é que União, estados e municípios adotem medidas urgentes de adaptação e prevenção.
Desde 2011, o levantamento federal mapeou seis eventos climáticos severos no país, incluindo o deslizamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, a cheia no Rio Madeira e as enchentes no próprio estado gaúcho.
Leia também:
+ "O Agente Secreto" e "Homem com H" disputam vaga para representar Brasil no Oscar 2026; veja lista
+ Regras de IA da Meta permitiram conversas "sensuais" com crianças; entenda
+ Karol G e Ana Castela são confirmadas como atrações na NFL Brasil em SP