Redação nota mil: 25 dos 60 candidatos com nota máxima são do Nordeste
No Piauí, seis estudantes alcançaram a pontuação total na prova de texto do Enem; outros dois piauienses são os melhores em matemática
Primeiro Impacto
Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, foram revelados os candidatos que tiraram nota mil na redação. Foram 60 com a nota máxima, sendo 25 na região Nordeste. Destes, 6 são do Piauí.
+ Prouni 2024: Edital do programa será divulgado hoje; saiba passo a passo
Para dois dos estudantes piauienses, o segredo para alcançar a maior classificação é o mesmo: estudar muito.
Milena Bacelar, que sonha em fazer medicina, contou que acordava às 5h da manhã para estudar. Durante o período de preparação, chegou a dedicar cerca de 10 horas por dia aos estudos. "É muita reunião de família, encontro de amigos que se perdem, se deixa de ver por um ano, pra passar a maior parte desse tempo focada por um propósito”, relata Milena.
Já Amiel Alencar, outro que obteve nota mil na redação, diz que “toda semana estava produzindo, no mínimo, uma redação”. O jovem também relatou a realização de simulados de provas anteriores para desenvolver e exercitar a escrita.
O estado também obteve os dois estudantes com a melhor nota do país em matemática. Luís Henrique, de 19 anos e morador de Parnaíba, e José Victor, da capital Teresina, alcançaram 859,6 pontos.
Por região, o Nordeste lidera o número de candidatos nota máxima no Enem, com 25. O Norte possui 5 candidatos, mesmo número do Centro-Oeste. No Sudeste, 18 alcançaram os mil pontos; no Sul, são 7.
As notas obtidas no exame podem ser usadas para garantir uma vaga no ensino superior, por meio dos programas do Governo Federal. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) oferece oportunidades na rede pública, enquanto o Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem bolsas em universidades privadas.