Enem 2023: 60 redações receberam nota mil; apenas 4 são de estudantes de escolas públicas
Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com maior número de alunos com nota máxima
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Segundo os números, 60 candidatos tiraram nota mil na redação. O número é melhor do que o de 2022, quando 18 estudantes atingiram a pontuação máxima.
Conforme informou o MEC, apenas quatro dos alunos que tiraram mil na prova de redação do Enem 2023 faziam parte da rede pública de ensino. Dos quatro estudantes, um é do Espírito Santo, outro do Rio Grande do Norte, um do Rio de Janeiro e o último de Tocantins.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,7 milhões de concorrentes fizeram a prova do Enem, embora as inscrições tenham superado 4 milhões de pessoas.
Entre os dias 22 e 25 de janeiro, a partir da nota do Enem, os concorrentes poderão disputar as 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todas as unidades federativas do país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ainda segundo o MEC, o índice de participantes de colégios públicos aumentou. Foram 46,7% ante aos 38% em 2022. O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que a expectativa é aumentar a quantidade de inscritos no Enem, principalmente estudantes que concluíram o Ensino Médio.
Para atender a esse interesse, o ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que o governo dará um incentivo financeiro aos concluintes do Ensino Médio da rede pública para realizarem a prova do Enem 2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (16) a lei que cria o programa Pé-de-Meia, uma espécie de bolsa-poupança, e, segundo Camilo, haverá também compensação para estudantes da rede pública que fizerem o Enem.
“Posso adiantar aqui que haverá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem [...] vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, explicou o ministro.
Fies e ProUni
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o edital para inscrição ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) deve ser publicado nesta quarta-feira (17) e que as bolsas disponível no programa, poderão ser consultadas a partir de sexta-feira (19). As inscrições no ProUni começam dia 29 de janeiro a partir de 00h. Sobre o Fies, o ministro não deu previsão de divulgação do calendário, uma vez que o programa está em processo de reformulação.