Quatro países reabrem mercado para carne de aves do Brasil
Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita retiraram barreiras após o fim do surto de gripe aviária em Montenegro (RS) em junho de 2025

Gabriella Rodrigues
SBT News
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira (25) que Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita voltaram a liberar a importação de carne de aves do Brasil. As compras desses países haviam sido suspensas por causa de um foco de gripe aviária registrado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, já considerado controlado pelo governo em junho.
Atualmente, mais de 42 países importam a proteína brasileira sem restrições, entre eles estão Argentina, África do Sul, México, Reino Unido, Vietnã, Índia e Emirados Árabes Unidos. A lista inclui também Peru, Jordânia e Hong Kong, o que reforça o peso do Brasil como um dos principais fornecedores mundiais de carne de frango.
De acordo com o Mapa, alguns mercados, no entanto, seguem impondo barreiras. União Europeia, China, Canadá, Malásia, Paquistão e Timor-Leste mantêm bloqueio total. Outros países, como Rússia e Ucrânia, limitam a suspensão apenas ao território gaúcho.
Há ainda casos pontuais, como o Japão, que restringe compras de dois municípios, e nações, como o Uzbequistão, que aplicam medidas apenas a determinadas zonas, conforme o princípio da regionalização.