Cantora argentina é acusada de plagiar "Cálice" por Chico Buarque e Gilberto Gil; entenda
Paz Lenchanti, ex-integrante da banda Pixies, é acusada de copiar a melodia do clássico lançado em 1978; advogados preparam notificação extrajudicial

Vicklin Moraes
Os cantores Chico Buarque e Gilberto Gil notificaram a artista argentina Paz Lenchanti, ex-baixista e vocalista da banda americana Pixies, por suposto plágio da melodia de "Cálice". A informação foi confirmada ao SBT News pela assessoria de Chico Buarque.
+Transfer ban: entenda punição da Fifa que impede São Paulo e Corinthians de contratar jogadores
O caso envolve a canção “Hang Tough”, lançada por Lenchanti na última segunda-feira (18). Segundo a equipe de Chico, advogados de Gil foram acionados pela semelhança entre as melodias, já que a artista não solicitou autorização para o uso da obra.
Ainda nesta semana, os advogados devem enviar uma notificação extrajudicial à gravadora de Lenchanti, abrindo espaço para negociações entre as partes.
+Morre Rogério Meanda, guitarrista da banda Blitz
Lançada oficialmente em 1978, mas escrita em 1973, “Cálice” se tornou um dos maiores símbolos da resistência à ditadura militar no Brasil. A música, censurada durante anos, ficou marcada pelo jogo de palavras entre "cálice" (taça de vinho) e "cale-se" (ordem de silêncio), denunciando censura e repressão do regime militar.
No YouTube, a canção de Paz Lenchanti já acumula mais de 60 mil visualizações, mas os comentários são repletos de críticas e acusações de plágio à cantora.