Prouni 2024: Edital do programa será divulgado hoje; saiba passo a passo
Ministro da Educação afirmou que a consulta de bolsas e ofertas de cursos estarão disponíveis a partir de sexta-feira (19)
Nesta quarta-feira (17), o Ministério da Educação (MEC) publicará o edital do programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2024. O texto será lançado no Diário Oficial da União.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante a divulgação do balanço do Enem, na terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a consulta de bolsas e as ofertas de cada curso vão estar disponíveis na próxima sexta-feira (19).
Além disso, a Pasta ainda avalia se vai ajustar a nota de corte para entrada por causa da redução da oferta de vagas no ano passado, segundo Santana.
Confira as datas do Prouni
- Lançamento do edital: 17/1
- Consulta de vagas e cursos: 19/1
- Inscrição: 29/1 a 1/2
- Resultado da 1ª chamada: 6/2
- Resultado da 2ª chamada: 27/2
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14/3 e 15/3
- Resultado da lista de espera: 18/3
O que é o Prouni
É um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em faculdades particulares, cursos de graduação para estudantes sem diploma.
Critérios para participação
O candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal em até um salário mínimo e meio por pessoa.
Para bolsa parcial, a rende necessita ser de até de três salários mínimos por pessoa.
O candidato também precisa atender ao menos uma das condições abaixo:
1) Ter cursado;
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
- o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
- o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
2) Ser pessoa com deficiência.
3) Ser professor da rede pública de ensino, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.