SP: professores municipais mantêm greve e convocam manifestação para esta quarta (23)
Mobilização acontece em protesto ao reajuste salarial de 2,6% proposto pelo prefeito Ricardo Nunes; categoria pede aumento de 12,9%

Camila Stucaluc
O Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) decidiu manter, por tempo indeterminado, a greve em protesto à proposta de reajuste salarial apresentada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para pressionar a gestão municipal, a categoria convocou para esta quarta-feira (23) uma nova manifestação em frente à prefeitura.
A proposta de Nunes apresentada à Câmara Municipal prevê um reajuste salarial de 2,6% a partir de 1º de maio de 2025 para servidores ativos e aposentados com paridade; de 2,55% a partir de 1º de maio de 2026; e de 6,27% sobre os pisos salariais da carreira do magistério. Tais percentuais são rejeitados pela categoria, que reivindica um reajuste linear de 12,9% para cobrir a inflação.
“O projeto de lei foi enviado à Câmara pelo prefeito sem nenhuma negociação com as entidades representantes”, disse a Aprofem. “Os índices apresentados não repõem as perdas inflacionárias dos últimos anos, desconsideram o aumento do custo de vida e desvalorizam ainda mais o trabalho de quem sustenta os Serviços Públicos”, defendeu a entidade.
Além do reajuste salarial, a categoria pede as seguintes mudanças: fim do confisco de 14% das aposentadorias e pensões, e elevação dos pisos dos Profissionais de Educação com a devida incorporação imediata nas tabelas do QPE (Quadro dos Profissionais de Educação). Exige, ainda, melhores condições de trabalho e respeito à saúde do funcionalismo.
+ Prefeitura de SP recebe projeção em homenagem ao Papa Francisco
“A Aprofem também reafirma sua posição contrária ao modelo de remuneração por subsídio, destacando os prejuízos que esse formato representa para os Servidores, como: o fim da sexta-parte, de adicionais, Evolução Funcional e ganhos judiciais. A Entidade sempre se posicionou contra o subsídio, como amplamente divulgado”, acrescentou a categoria.