Proclamação da República: entenda a história do feriado de 15 de novembro
Movimento liderado por militares derrubou Dom Pedro II e iniciou o regime republicano há 136 anos

SBT News
No dia 15 de novembro de 1889 aconteceu a Proclamação da República, um golpe que derrubou a monarquia no Brasil e deu origem ao regime republicano que existe até hoje.
A partir desse momento, o país passou a ser uma República Federativa, com presidentes escolhidos por meio do voto.
Em 1822, o Brasil conquistou sua independência de Portugal e deixou de ser colônia. Mesmo assim, continuou sendo uma monarquia, comandada por um rei ou imperador que permaneceu no poder até a morte ou abdicação.
+ Feriados em novembro? Saiba qual será a próxima folga do mês
Entre as décadas de 1870 e 1880, a monarquia brasileira, liderada por Dom Pedro II, enfrentava forte desgaste.
Havia críticas de vários setores da sociedade, e o modelo já parecia ultrapassado, sobretudo após os impactos políticos da Revolução Francesa, que tinha derrubado o rei Luís XVI em 1789 e influenciado outros países.
Além disso, segundo o historiador Odir Fontoura, os militares, vitoriosos na Guerra do Paraguai, tinham grande prestígio e a abolição da escravidão em 1888 irritou fazendeiros que perderam seus escravizados e romperam com o Império.
Como aconteceu a Proclamação da República?
A república se apresentava como uma solução para a crise do império, já que, nesse sistema, o chefe de Estado e o chefe de Governo são escolhidos por eleições diretas ou indiretas.
Em novembro de 1889, no Rio de Janeiro, então capital do país, o Exército organizou um movimento contra o Império.
+ Desemprego atinge menor nível em 13 anos, mas informalidade atinge 4 em cada 10 brasileiros
O levante foi liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que comandou a ação, destituiu a monarquia e proclamou a república.
A Família Real embarcou às pressas em um navio durante a madrugada e deixou o Brasil.
O que aconteceu depois da Proclamação da República?
Mesmo sendo amigo de Dom Pedro II e não muito entusiasmado com a ideia republicana no início, Deodoro da Fonseca assumiu a liderança do processo e se tornou o primeiro presidente do Brasil.
Em 1891, o país ganhou sua primeira Constituição republicana. Mas, segundo o historiador Fontoura, as mudanças estruturais foram poucas. O Brasil seguiu com altos índices de pobreza, população majoritariamente analfabeta, forte desigualdade social e baixa participação política.
15 de novembro é feriado nacional?
Sim, o Dia da Proclamação da República é considerado feriado em todo território brasileiro.









