Preparativos COP 30: ONU elogia Belém, mas alerta para altos custos de hospedagem
Organização também reforçou a necessidade de garantir que o evento seja inclusivo e acessível. Evento acontece em novembro deste ano
SBT News
Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) esteve em Belém, no Pará, juntamente com a equipe do governo federal na COP30, para avaliar os preparativos da Conferência Global do Clima, marcada para novembro deste ano.
+André Corrêa do Lago é escolhido por Lula para presidir COP30
A ONU elogiou o potencial da cidade e o nível dos investimentos financeiros destinados ao evento, mas apresentou sugestões de melhorias que precisam ser realizadas antes do início da conferência. Um dos principais pontos de preocupação da comitiva foi o elevado custo das hospedagens em Belém. Em plataformas de aluguel, há ofertas de até R$ 1,6 milhão por um apartamento de 120 metros quadrados para 11 dias de evento.
A organização também reforçou a necessidade de garantir que o evento seja inclusivo e acessível, refletindo os desafios globais das mudanças climáticas.
Valter Corrêa, secretário extraordinário para a COP 30, destacou os esforços para evitar abusos nos preços de hospedagem, incluindo investimentos de quase R$ 200 milhões na rede hoteleira e a construção de hotéis modulares que permanecerão como legado para o estado.
Durante uma semana, representantes dos governos federal, estadual e municipal participaram de uma visita técnica para acompanhar o andamento das ações planejadas ao longo dos últimos dois anos. O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a relevância do trabalho conjunto: "Perceber com olhos locais o que está sendo realizado é essencial", afirmou. +Belém do Pará passa por transformação para sediar COP30 em 2025