Publicidade
Brasil

Polícia do Rio fecha asilo clandestino que mantinha 16 idosos em condições precárias

Instituição funcionava sem alvará e sem equipe médica em Campo Grande, na zona oeste carioca

Imagem da noticia Polícia do Rio fecha asilo clandestino que mantinha 16 idosos em condições precárias
Operação contra asilo clandestino no Rio de Janeiro | Reprodução
,
Publicidade

A Polícia Civil e a Prefeitura do Rio interditaram nesta quarta-feira (8) um asilo clandestino em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Durante a operação, 16 idosos foram encontrados em condições insalubres, sem acesso a cuidados médicos e sem acompanhamento de equipe multidisciplinar.

+ VÍDEO: mulher é sequestrada em estacionamento de loja na zona sul de SP

O local também não possuía alvará de funcionamento. Os responsáveis serão indiciados por exercício irregular da atividade, e a investigação deve apurar outras possíveis infrações.

Os idosos foram encaminhados a locais adequados. Os familiares das vítimas, responsáveis pelas internações, ainda podem ser indiciados por exposição a risco da saúde de pessoa idosa e também por abandono dos idosos em instituição de longa permanência.

+ Aprovação do governo Lula tem empate técnico com desaprovação, mostra pesquisa Genial/Quaest

A ação das autoridades teve início após uma denúncia anônima e integra o plano permanente da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, que tem como objetivo fiscalizar, coibir o funcionamento de instituições ilegais e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa. Com essa operação, já são 18 asilos clandestinos fechados no Rio em 2025.

Também participaram da operação o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região, responsáveis por garantir o atendimento e o encaminhamento dos idosos resgatados.

+ Megaoperação da PF mira suspeitos de abuso sexual infantil em todos os estados

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade