Polícia do Rio fecha asilo clandestino que mantinha 16 idosos em condições precárias
Instituição funcionava sem alvará e sem equipe médica em Campo Grande, na zona oeste carioca

Com informações do SBT Rio
SBT News
A Polícia Civil e a Prefeitura do Rio interditaram nesta quarta-feira (8) um asilo clandestino em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Durante a operação, 16 idosos foram encontrados em condições insalubres, sem acesso a cuidados médicos e sem acompanhamento de equipe multidisciplinar.
+ VÍDEO: mulher é sequestrada em estacionamento de loja na zona sul de SP
O local também não possuía alvará de funcionamento. Os responsáveis serão indiciados por exercício irregular da atividade, e a investigação deve apurar outras possíveis infrações.
Os idosos foram encaminhados a locais adequados. Os familiares das vítimas, responsáveis pelas internações, ainda podem ser indiciados por exposição a risco da saúde de pessoa idosa e também por abandono dos idosos em instituição de longa permanência.
+ Aprovação do governo Lula tem empate técnico com desaprovação, mostra pesquisa Genial/Quaest
A ação das autoridades teve início após uma denúncia anônima e integra o plano permanente da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, que tem como objetivo fiscalizar, coibir o funcionamento de instituições ilegais e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa. Com essa operação, já são 18 asilos clandestinos fechados no Rio em 2025.
Também participaram da operação o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região, responsáveis por garantir o atendimento e o encaminhamento dos idosos resgatados.
+ Megaoperação da PF mira suspeitos de abuso sexual infantil em todos os estados