Piloto acenou ao ser localizado, diz tenente da FAB que atuou em resgate em Santa Catarina
Homem de 60 anos sobreviveu a acidente aéreo na serra catarinense e, ao ser salvo, falou da filha
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) resgataram com vida na tarde desta quinta-feira (4) um piloto de 60 anos que sofreu um acidente aéreo na região serrana de Santa Catarina. Mauro Ribeiro estava desaparecido desde quarta. Ele tinha decolado do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC), com destino ao aeródromo de Videira (SC) e pilotava uma aeronave de matrícula PU-VRB.
Aeronaves da FAB voaram por 12 horas em busca de Mauro Ribeiro, por uma área de mais 1.500 quilômetros quadrados. O tenente aviador Vitor Lucas de Mello, comandante do helicóptero que resgatou o piloto, relatou como foi o momento do salvamento.
“Tivemos a grata satisfação de sermos recebidos com um aceno de mão do piloto. Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz", disse o tenente. "Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida.”
O avião de pequeno porte foi encontrado na área rural da cidade de Ponte Alta do Norte (SC). O piloto foi levado para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Samu para o Hospital Celso Ramos.
A aeronave em que estava Mauro Ribeiro foi localizado pelo SC-105 Amazonas, da FAB, que levava uma equipe de 25 militares especializados. O tenente aviador Anderson de Oliveira Kosloski, que pilotava o avião militar, contou: "Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse.”
Assim que a aeronave foi localizada, foram lançados paraquedistas para prestar os primeiros socorros à vítima.
Acidente está sob investigação
As investigações sobre as causas do acidente aérea estão a cargo do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Seripa V fica em Canoas, no Rio Grande do Sul.