PF prende ex-deputada foragida por corrupção no Rio
Vereadora e atual secretária de Assistência Social de São João de Meriti, Almerinda de Carvalho, foi condenada a nove anos de reclusão
A Polícia Federal prendeu, na manhã de segunda-feira (1º), uma ex-deputada federal na cidade de São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
+VÍDEO: Idoso é engolido por cratera em calçada do ES
Almerinda Filgueiras de Carvalho, de 72 anos, atuava como secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti (RJ) e foi condenada a nove anos de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
+Acidente com ônibus deixa 3 mortos e 16 feridos no Paraná
A Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias,foi desencadeada em 2006. Esta operação teve como alvo um esquema de fraude em licitações para aquisição de ambulâncias, envolvendo parlamentares e empresários, e afetando prefeituras em pelo menos 20 estados do país.
A ordem de prisão foi emitida pela 7ª Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, destacando a abrangência nacional das ramificações do esquema.
A ex-deputada foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para as formalidades legais. Ela vai passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal antes de ser remetida ao sistema prisional fluminense, onde ficará à disposição da justiça.
Em nota, a Prefeitura de São João de Meriti informou que não tinha conhecimento das investigações sobre a ex-parlamentar. Além disso, disse que ela assumiu o cargo de secretária de Assistência Social em 2021. Agora, só depois da prisão e da nota emitida pela Polícia Federal, foi possível saber que é um processo de 2006 e que corria em segredo de justiça.