Passageiros aguardam conclusão de aeromóvel no Aeroporto de Guarulhos
Obra que vai ligar os terminais à Linha 13-Jade da CPTM está com mais de um ano e meio de atraso
Flavia Travassos
Ricardo Taíra
Passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, aguardam com ansiedade a conclusão do aeromóvel. O atraso na entrega da obra já dura mais de um ano e meio. Quando estiver pronto, o meio de transporte vai interligar todos os terminais de embarque e desembarque do aeroporto.
O veículo automatizado, que utiliza tecnologia aeromóvel, vai conectar a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, em um percurso de 2,7 quilômetros.
+ Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões e anunciam plano de reestruturação
Esse tipo de transporte foi inaugurado em 2013 no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mas está fora de operação desde a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
O veículo terá capacidade para transportar 2 mil passageiros por hora em cada sentido. O projeto foi defendido pelo Instituto de Engenharia de São Paulo como uma solução eficiente, de baixo custo e sustentável para o meio ambiente.
“Ela não tem emissões de carbono, é silenciosa, econômica e um meio de transporte que é um metrô leve”, afirmou Ivan Whately, vice-presidente do Instituto de Engenharia.
O início das operações estava previsto para fevereiro do ano passado. No entanto, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), questões relacionadas à implantação da tecnologia e ao consórcio responsável pela obra provocaram mudanças no cronograma. A Anac informou ainda que acompanha de perto a implementação do investimento e fiscaliza a execução das obras.
Enquanto o aeromóvel não começa a operar, os passageiros seguem apostando na criatividade e no condicionamento físico. Em 2024, o Aeroporto de Guarulhos registrou 43,6 milhões de passageiros, segundo a GRU Airport. Sem o novo transporte, eles continuam dependendo de táxis, carros de aplicativo ou ônibus para embarcar e desembarcar.
A saída, por enquanto, é torcer para que o aeromóvel finalmente entre nos trilhos.