Parreira trata câncer há quatro meses; saiba o que é o linfoma de Hodgkin
Segundo a CBF, ex-técnico da seleção brasileira responde bem ao tratamento
O ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira, de 80 anos, foi diagnosticado com linfoma de Hogking, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. A informação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que afirmou que o ex-treinador vem fazendo tratamento quimioterápico há quatro meses, com "excelente resposta".
"A família do treinador tetracampeão e a equipe médica do Hospital Samaritano que o acompanha, afirmam que Parreira segue evoluindo positivamente aos tratamentos e agradecem a todos pela preocupação e carinho", afirma a nota.
O que é o linfoma de Hodgkin
Os linfomas são tipos de câncer que afetam o sangue, como a leucemia. Mas, enquanto a leucemia acomete a medula óssea, o linfoma está presente no sistema linfático, formado de vasos e linfonodos (gânglios). O sistema faz circular a linfa, que contém as células de defesa do organismo, os chamados linfócitos.
No linfoma de Hodgkin, os linfócitos do tipo B apresentam uma anormalidade. Eles são maiores do que as células saudáveis e se multiplicam de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). A doença também é mais comum entre homens do que entre mulheres.
A maioria dos pacientes com linfoma de Hodgkin pode ser curada com os tratamentos disponíveis atualmente. Foi o caso do apresentador Caio Ribeiro, que anunciou o sucesso do tratamento.