Onda de frio chega ao país nesta quinta-feira com possibilidade de neve no Sul
Cidades podem manter temperaturas mínimas abaixo de 4ºC devido à massa de ar persistente nos próximos dias
Uma onda de frio deve derrubar a temperatura em até 5ºC nesta quinta-feira (8), com chances, ainda que pequenas, de neve no Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado de perigo para a queda na temperatura em todo o estado.
+ Mundo registra segundo julho mais quente da história
A forte frente fria que avança sobre o Brasil trará um ar frio de origem polar mais intenso para boa parte do centro-sul do país. Com a entrada do ar mais frio, a chuva começará a diminuir gradativamente na Região Sul até esta sexta-feira (9), embora a umidade continue alta.
As temperaturas deverão cair significativamente, aumentando a possibilidade de precipitação invernal entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (9) no sul do Rio Grande do Sul. Há também uma pequena chance de neve nos pontos mais altos das serras gaúchas e catarinenses, especialmente à noite. As cidades mais altas, como São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim, devem ficar atentas.
No sábado (10), as temperaturas devem cair ainda mais, especialmente na madrugada e no começo da manhã, mantendo uma pequena possibilidade de neve entre o início e o meio da madrugada nos pontos mais altos das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, a possibilidade de precipitação invernal no sul do Rio Grande do Sul já será descartada.
+ Alertas de desmatamento caem 46% na Amazônia, mas batem recorde no Cerrado
A Climatempo destaca que as condições atuais e as últimas rodadas dos modelos meteorológicos indicam essa possibilidade de neve.
A massa de ar polar deverá persistir nos próximos dias, mantendo as temperaturas mínimas abaixo de 4ºC em muitas cidades do Sul do Brasil. O risco de geada será alto em grande parte do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul neste sábado (10) e no domingo (11). Mesmo com a presença do sol, as tardes continuarão frias, inclusive nas capitais da região.