'O Agente Secreto': primeiras cenas de filme brasileiro que disputa prêmio em Cannes são divulgadas
Produção dirigida por Kleber Mendonça Filho e protagonizada por Wagner Moura foi aplaudida por mais de 10 minutos em estreia no festival

Emanuelle Menezes
Após ser ovacionado por mais de 10 minutos em sua estreia no 78º Festival de Cannes, no domingo (18), o filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, teve duas cenas divulgadas pela organização do evento nas redes sociais. O longa compete pela Palma de Ouro – principal prêmio da mostra.
+ Fraudes no INSS: pedidos de devolução de descontos indevidos chegam a 1,5 milhão
Os trechos disponibilizados dão um gostinho do suspense da produção, protagonizada por Wagner Moura e estrelada por nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. Em uma das prévias, Moura, que interpreta o professor Marcelo, chega a um posto de gasolina e encontra um cadáver exposto. Em outra cena, ele é confundido com um policial disfarçado. Veja as prévias abaixo:
O longa-metragem, ambientado no período da ditadura militar no Brasil, em 1977, conta a história de um especialista em tecnologia (interpretado por Wagner Moura), que se muda de São Paulo para Recife em uma tentativa de deixar o passado conturbado para trás e recomeçar a vida. A mudança, entretanto, não sai como o esperado e ele descobre, em meio à agitação do Carnaval, que está sendo vigiado.
Kleber Mendonça Filho, diretor de obras como 'Aquarius' e 'Bacurau', concorre pela terceira vez à Palma de Ouro. 'O Agente Secreto' já é visto entre críticos como potencial candidato ao Oscar, seguindo os passos de 'Ainda Estou Aqui', filme de Walter Salles que ganhou o inédito prêmio de Melhor Filme Internacional para o Brasil.
Ainda não há previsão de estreia de 'O Agente Secreto' nos cinemas do Brasil.
10 minutos de aplausos
No primeiro dia de exibição na França, o filme brasileiro foi aplaudido por mais de 10 minutos pela plateia presente no Grande Teatro Lumière. Em publicação no X, a jornalista Jada Yuan, do Washington Post, afirmou que foi a "mais longa e entusiasmada" aclamação vista no evento até o momento.
Antes da estreia, atores e diretores chegaram ao tapete vermelho do festival ao som do frevo. O vídeo foi compartilhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas redes sociais. "O cinema brasileiro brilhando de novo. Agora em Cannes e ao som do frevo pernambucano", escreveu Lula.
Palma de Ouro
O vencedor da Palma de Ouro de 2025 será anunciado no próximo sábado (24). Veja quais são os filmes que concorrem ao principal prêmio do Festival de Cannes:
- 'O Esquema Fenício', de Wes Anderson
- 'Eddington', de Ari Aster
- 'Ressurreição', de Bi Gan
- 'Jeunes mères', de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- 'Alfa', de Julia Ducournau
- 'Renoir', de Chie Hayakawa
- 'A História do Som', de Oliver Hermanus
- 'La Petite Dernière', de Hafsia Herzi
- 'Sirat', de Oliver Laxe
- 'New Wave', de Richard Linklater
- 'Dois procuradores', de Sergei Loznitsa
- 'Fuori', de Mario Martone
- 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho
- 'Dossiê 137', de Dominik Moll
- 'Foi Apenas um Acidente', de Jafar Panahi
- 'Morra meu amor', de Lynne Ramsay
- 'O Mestre', de Kelly Reichardt
- 'Mulher e Criança', de Saeed Roustaee
- 'Águias da República', de Tarik Saleh
- 'Som de Queda', de Mascha Schilinski
- 'Romeria', de Carla Simón
- 'Valor Sentimental', de Joachim Trier
Brasil homenageado
O Brasil foi escolhido para ser o país homenageado da 78ª edição do Festival de Cannes e será o anfitrião da cerimônia de abertura do Marché du Film.
A homenagem reconhece os talentos criativos e a contribuição do país à indústria cinematográfica internacional, e tem palestras e eventos que celebram o valor e a diversidade do cinema brasileiro.