Número de pessoas em abrigos cai 89% após trégua de chuvas no RS
Defesa Civil estadual contabilizou 8,8 mil desabrigados na última terça-feira (25)
O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul vem reduzindo significativamente com a trégua das chuvas. Segundo último balanço da Defesa Civil, divulgado na terça-feira (25), 8,8 mil moradores continuam desabrigados no estado, número 89% menor quando comparado com o pico das enchentes, entre abril e maio deste ano (81,2 mil).
+ Veja as regras para a compra de casas destinadas às famílias atingidas pelas enchentes no RS
Ao todo, cerca de 200 abrigos continuam ativos em 53 municípios gaúchos. Nos locais, são coordenadas ações de cuidado à população, atendimento em saúde mental e acesso a medicamentos. Também são oferecidas orientações essenciais para garantir o retorno às moradias, incluindo cuidados durante as limpezas e a higienização.
Na última semana, o governo também assinou um termo de cooperação para a instalação de 250 casas provisórias no município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As moradias serão instaladas em uma área do Parque Eldorado, que foi considerada apta para a implantação das unidades habitacionais.
As moradias contam com 27 metros quadrados e são desmontáveis e transportáveis, ou seja, podem ser reutilizadas várias vezes. Esse método, segundo o governador Eduardo Leite, foi pensado pela rápida entrega, com prazo de 30 dias.
+ Governo do RS oferece R$ 450 para incentivar adoção de animais resgatados em enchentes
“Essa contratação é o primeiro passo de dignidade para quem está em abrigos improvisados, mas o Estado também vai cuidar de outras dimensões. As pessoas ficarão nesse espaço provisoriamente, até a construção de moradias definitivas. Precisamos acolher e proporcionar dignidade aos atingidos”, disse o governador.