Nova frente fria avança pelo país e deve levar chuva ao litoral do sudeste; veja a previsão
O sistema vem acompanhado de ar frio de origem polar, que, embora não configure uma onda de frio, vai manter as temperaturas mais baixas no centro-sul

Antonio Souza
Uma nova frente fria avança rapidamente pela costa do Sul e Sudeste do Brasil e deve manter as temperaturas baixas entre esta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), de acordo com o Climatempo. O sistema vem acompanhado de ar frio de origem polar, que, embora não configure uma onda de frio, vai manter as temperaturas mais baixas no centro-sul do país por alguns dias.
+ Até quando vai a onda de frio? Veja o que diz a meteorologia para os próximos dias
No Sul, a frente fria terá deslocamento pelo oceano, aumentando a nebulosidade nas áreas litorâneas e provocando possibilidade de chuva fraca e isolada. No interior da região, o impacto será limitado, com apenas um aumento temporário das nuvens, mas sem previsão de chuva significativa.
Chuva no litoral do sudeste
No Sudeste, o sistema reativa áreas de instabilidade no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A previsão é de chuva fraca a moderada e persistente a partir do fim da semana.
+ Quedas bruscas de temperatura: como se cuidar no frio?
No leste de Minas Gerais, regiões como o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha devem registrar aumento de nebulosidade e precipitação leve entre sexta-feira e domingo. No interior, o tempo seco deve predominar.
Chuva forte na Bahia
O maior efeito será sentido no litoral da Bahia. O sul do estado já registra volumes expressivos de chuva nesta semana, com acumulados de 81 milímetros em Santa Cruz Cabrália, 72,6 mm em Porto Seguro e 45,2 mm em Valença apenas na segunda-feira (11), segundo o Cemaden. A chegada da nova frente fria na sexta-feira deve intensificar o vento marítimo, elevando a umidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas, especialmente no fim de semana, quando Salvador deve ter tempo instável.
+ O frio chegou! Como diferenciar gripe, resfriado, alergia e Covid-19
A massa de ar polar associada ao sistema é intensa, mas terá atuação moderada sobre o Brasil, diferentemente da onda de frio registrada desde o dia 8 de agosto. As noites continuarão frias no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, com temperaturas baixas no amanhecer, embora menos rigorosas que no último domingo, quando houve registros abaixo de 0 °C em vários estados.