Noam Chomsky recebe alta hospitalar em São Paulo
Escritor e linguista americano sofreu AVC em junho de 2023
SBT News
Noam Chomsky recebeu alta hospitalar e foi liberado para seguir o tratamento em casa nesta terça-feira (18). A informação foi confirmada ao SBT News pelo Hospital Beneficência Portuguesa, na cidade de São Paulo, onde ele estava internado.
O escritor e linguista americano tem 95 anos e sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em junho de 2023, segundo a agência Associated Press. Ele vive na capital paulista com sua esposa, Valeria.
Quem é Noam Chomsky
Natural da Filadélfia, capital da Pensilvânia, Chomsky produziu entre 1951 e 1955 seus principais trabalhos sobre linguística na Universidade de Harvard, onde atuou como pesquisador assistente entre 1951 e 1955.
Em seu livro "A Estrutura Lógica da Teoria Linguística" (em tradução), o linguista apresentou uma de suas principais teorias sobre a interpretação como os "enunciados" ou "frases" das línguas naturais devem ser interpretados.
Conhecido por ter posições políticas de esquerda e criticar duramente a política externa dos Estados Unidos, Chomsky ingressou no ativismo político em 1964, protestando ativamente contra a participação do país na Guerra do Vietnã. Em 1969, publicou “O poder americano e os novos mandarins”, sua primeira obra sobre o conflito.
Ele foi professor emérito de linguística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, e da Universidade do Arizona, por mais de quatro décadas.
Na trajetória profissional, Chosmky recebeu o Prêmio Kyoto, equivalente japonês do Nobel para trabalhos filosóficos, artísticos, científicos e tecnológicos, em 1988; a Medalha Helmholtz, dedicada a educadores das áreas de ciências naturais e técnicas, medicina e teoria do conhecimento; a Medalha Benjamin Franklin, prêmio de ciência e engenharia, em 1999; e o Prêmio Sydney da Paz, em 2011.