Brasil

Mutirão do projeto “Rio ao Mar” promove nova faxina ambiental na Ilha do Governador neste sábado (18)

Ação na Praia de Belo Jardim integra a 5ª edição do projeto que une limpeza, reciclagem e arte para conscientizar sobre o descarte de lixo no mar

Imagem da noticia Mutirão do projeto “Rio ao Mar” promove nova faxina ambiental na Ilha do Governador neste sábado (18)
Foto: reprodução/Ary Kaye
Publicidade

Neste sábado (18), a Praia de Belo Jardim, na Ilha do Governador, vai abrigar mais uma faxina coletiva do projeto Rio ao Mar. Será a 5ª edição do evento, que tem por objetivo conscientizar a população sobre o descarte incorreto de lixo nos mares. A ação acontece das 9h ao meio-dia,.

+ Helder Barbalho destaca estrutura e número de inscritos para a COP30 em Belém

A primeira ação desta edição, realizada no mês passado na Ilha da Gigóia, reuniu 45 voluntários que limparam uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados em três horas. O resultado foi o recolhimento de 373,85 quilos de resíduos sólidos, incluindo plástico, cabos elétricos, móveis e até partes de manequins. A mobilização é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo ID Cultural.

"Como nos outros anos, a quantidade de plástico impressiona — principalmente sacolas e embalagens. Mas recolhemos até um braço de manequim e um encosto de sofá. Ficamos felizes por transformar esses materiais em obras de arte que serão exibidas nas ações culturais em janeiro e fevereiro de 2026", afirmou Débora Paganni, coordenadora do projeto.

+ Polícia fecha fábrica clandestina de cosméticos na Baixada Fluminense; dono do local foi preso

Na edição de 2024, o Rio ao Mar retirou mais de uma tonelada de lixo das praias cariocas. Além do mutirão de limpeza, no verão estão previstas ações culturais em Copacabana e no Recreio dos Bandeirantes, com shows, esculturas feitas com lixo reciclado ao vivo e pintura colaborativa com tintas naturais.

Entre as novidades desta edição está a Estação de Reciclagem de Plástico, que incentiva a reutilização desse material.

O projeto também inclui oficinas e rodas de conversa voltadas à educação ambiental. “Nas edições anteriores, as palestras e oficinas aconteciam durante as ações nas praias. Neste ano, levaremos o Rio ao Mar para dentro de institutos, ONGs, escolas e universidades públicas que participaram do projeto nos últimos três anos”, explicou a produtora.

Foto: reprodução/ Ari Kaye
Foto: reprodução/ Ari Kaye

Confira a programação:

AÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO – DE 9h AO MEIO-DIA

  • 18/10 (Sábado) – Praia de Belo Jardim – Ilha do Governador
  • 08/11 (Sábado) - Praia do Galeão – Próximo ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim
  • 06/12 (Sábado) – Praia da Engenhoca - Ribeira

Para as ações de transformação, os interessados precisam preencher um formulário de inscrição. O link ficará disponível a partir da próxima semana no Instagram do evento.

AÇÕES CULTURAIS

10/01/2026 (Sábado) – Praia de Copacabana

07/02/2026 (Sábado) – Praia do Recreio

ATIVIDADES NOS DOIS DIAS DO EVENTO:

  • Estação de reciclagem;
  • Montagem de escultura de lixo reciclado ao vivo durante a ação;
  • Pintura colaborativa com tintas naturais em mural montado diante do palco;
  • Mutirão de coleta de lixo com premiação: os inscritos para participar formam dois grupos (Azul e Amarelo). O grupo que coletar a maior quantidade de lixo receberá um prêmio;
  • Show do músico João Gaspar, com repertório especial de MPB.

Publicidade

Assuntos relacionados

lixo
água do mar
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade