Publicidade
Brasil

"Mundo está mais conservador, preconceituoso e xenofóbico", afirma Edinho Silva

Ao Perspectivas, atual prefeito de Araraquara e ex-ministro da Secretaria de Comunicação analisou guinada social para valores de extrema direita

Imagem da noticia "Mundo está mais conservador, preconceituoso e xenofóbico", afirma Edinho Silva
Reprodução
,
Publicidade

Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara e ex-ministro da Secretaria de Comunicações, é o entrevistado desta quinta-feira (4) no Perspectivas. Em conversa com o jornalista Leonardo Cavalcanti, ele analisou as condições que levaram a sociedade a uma guinada para valores de extrema direita, tornando o mundo "mais conservador, preconceituoso e xenofóbico".

+ "Países desenvolvidos estimularam a imigração e, agora, se fecham a imigrantes", diz Edinho Silva

"Eu tento entender como um processo ainda em decorrência da crise econômica de 2008, que é uma crise que nós não superamos. É uma crise longa que nós estamos vivenciando, onde o mundo não conseguiu superar a economia mundial, não voltou a crescer e, portanto, está mais empobrecido", analisou.

"Aquele conceito de globalização, ele é derrotado na crise econômica de 2008 e, junto com ele, reacende algo que nós não vivenciamos desde o século 20, que é a volta de uma concepção de um Estado nacional conservador, um Estado nacional de direita, com valores muito conservadores", apontou.

Como consequência da negação da globalização e do empobrecimento do mundo em função da crise econômica de 2008, Edinho analisa que se criou uma noção de forte nacionalização, de Espanha para os espanhóis, Portugal para os portugueses e Alemanha para os alemães.

"E os Estados Unidos para os americanos. Se a gente pegar a primeira eleição que o Trump ganha, a grande bandeira do Trump era a construção de um muro. Ele ganha as eleições de 2016 defendendo a construção de um muro para impedir o fluxo migratório via México", afirmou.

A entrevista completa com Edinho Silva pode ser conferida nesta quinta (4), no site e no canal do SBT News no YouTube.

Publicidade

Assuntos relacionados

extrema-direita
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade