Motoristas de ônibus iniciam greve no Recife nesta segunda-feira (12)
Rejeição a propostas de aumento e benefícios resultou em paralisação que afeta transporte de mais de 700 mil pessoas na região
Desde à 0h desta segunda-feira (12), motoristas de ônibus do Sistema Público de Transporte de Passageiros (STTP) no Recife e Região Metropolitana, em Pernambuco, iniciaram uma greve. A paralisação deve impactar diariamente mais de 700 mil passageiros que dependem do transporte coletivo na região.
+ Aeroporto de Florianópolis é fechado após avião se danificar durante pouso
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Região Metropolitana Mata Sul e Norte de Pernambuco (STTREPE), a greve foi decidida após o fracasso nas negociações com os empregadores.
Os motoristas rejeitaram a proposta de um aumento de 0,5% acima da inflação, além de R$ 400 para o vale-alimentação e um abono de R$ 180 para quem exerce função dupla.
Para minimizar os efeitos da greve, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que o metrô pode estender o horário de pico das 5h às 9h30, em vez do horário habitual das 5h às 8h30, se necessário. A CBTU monitorará a situação por meio de um circuito de videomonitoramento com 1.380 câmeras e tomará a decisão com base nas condições reais.
O Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) enviou ao STTREPE o ofício nº 1515/2024, solicitando que ao menos 70% da frota de ônibus circule durante os horários de pico (das 5h às 9h e 16h às 20h) e que 50% dos ônibus permaneça em operação em outros horários. O GRCT destacou a necessidade de comunicação formal com antecedência mínima de 72 horas e a divulgação do comunicado à imprensa.