Motorista fica ilhado e é resgatado por população em Sorocaba (SP)
Chuva intensa causou alagamentos e estragos na cidade e em outros municípios paulistas
A cidade de Sorocaba (SP) registrou fortes chuvas entre a noite de quinta-feira (07) e a madrugada de sexta (08), com várias ruas e residências tomadas pela água. Em apenas três dias, o volume de chuva na cidade ultrapassou o dobro do previsto para o mês de novembro, resultando em alagamentos e interdições de vias.
+ Chuva causa estragos em cidades do Sul do país; menina segue desaparecida
A Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e da Defesa Civil, ativou um plano de emergência para monitorar e atender as ocorrências. Equipes estão mobilizadas para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
Duas unidades das Casas do Cidadão, localizadas nos bairros Ipiranga e Nogueira Padilha, foram abertas para acolher e orientar as famílias afetadas pelas enchentes.
+ Formação de ciclone trará fortes chuvas para estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
O nível do Rio Sorocaba atingiu 2,1 metros acima do normal, causando alagamentos na avenida Dom Aguirre, uma das principais vias da cidade. Em uma das ocorrências mais graves, um motorista ficou preso dentro do carro após o veículo ficar ilhado. Pessoas próximas precisaram quebrar o vidro para resgatá-lo, pois o sistema automático do carro travou os vidros.
Outras famílias também foram afetadas, com casas invadidas pela água e perda de móveis e objetos. Sorocaba e outras cidades do interior de São Paulo seguem em estado de alerta, com previsão de mais chuvas nos próximos dias.
Carros arrastados e poste pegando fogo após chuvas
A reportagem do Primeiro Impacto também obteve novas imagens das fortes chuvas no estado de São Paulo. No primeiro vídeo, a força da água arrasta carros em Osasco, e um dos veículos só parou ao colidir com outro que estava estacionado.
Em outro ponto da cidade, um motociclista ficou ilhado em frente à Estação Comandante Sampaio. Ele tentou empurrar a moto, mas não conseguiu vencer a correnteza.
Já em Cotia, uma rua foi interditada após uma árvore cair e derrubar um poste. O acidente provocou um curto-circuito e o poste pegou fogo.
Prefeitura de Sorocaba se pronuncia
A Defesa Civil de Sorocaba afirmou que a avenida Dom Aguirre ficou interditada nos dois sentidos e que equipes de limpeza atuam para tirar os dejetos acumulados na via. Segundo o órgão, choveu 99 milímetros entre 7h de quinta e 7h de sexta, acumulando 235 milímetros em três dias e 342 milímetros em novembro, número muito superior à média histórica para o mês, que é de 140 milímetros.
"O nível do Rio Sorocaba ultrapassou os 2,30 metros, acima do nível normal, e continua alto, 1,4 m acima. [...] As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga estiveram abertas para acolher famílias cujas casas foram atingidas por alagamentos e necessitam de algum tipo de apoio de apoios. Os atendimentos agora estão centralizados na Secretaria da Cidadania (Secid), que contabiliza a quantidade de famílias assistidas. Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Outro contato é pelo WhatsApp (15) 99198-3049", afirma a prefeitura.