Publicidade
Brasil

Morre Marcelo Beraba, referência do jornalismo investigativo, aos 74 anos

Fundador e primeiro presidente da Abraji, ele foi um dos principais defensores da liberdade de imprensa no país; velório será na quarta-feira (30)

Imagem da noticia Morre Marcelo Beraba, referência do jornalismo investigativo, aos 74 anos
Foto: Reprodução / Abraji
Publicidade

O jornalista Marcelo Beraba, figura central na consolidação do jornalismo investigativo no Brasil, morreu nesta segunda-feira (28), aos 74 anos, no Rio de Janeiro.

Ele estava hospitalizado no Copa D’Or, em Copacabana, onde tratava um tumor cerebral diagnosticado em março. Apesar de ter sido submetido a uma cirurgia, Beraba não resistiu às complicações do quadro clínico.

Referência no jornalismo nacional, em mais de 50 anos de carreira colecionou passagens relevantes em veículos como Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, TV Globo, O Globo e o Grupo Estado, onde dirigiu a sucursal de Brasília.

Ao lado de colegas, fundou em 2002 a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), ação em resposta à morte do repórter Tim Lopes, assassinado brutalmente por Elias Maluco. Beraba foi o primeiro presidente da entidade, que se transformou em um pilar da defesa da liberdade de expressão e da qualificação profissional no setor.

Nascido no Rio em 1951, Marcelo Beraba iniciou sua trajetória como estagiário em O Globo, antes mesmo de ingressar na graduação de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Católico, chegou a estudar em seminários jesuítas antes de optar pelo jornalismo, onde se destacou pela integridade e pelo compromisso com a democracia.

Ele deixa a esposa, duas filhas, dois enteados e três netos. O velório será realizado na quarta-feira (30), no memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, das 12h30 às 15h30.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade