Morre Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo', aos 96 anos
Notícia foi compartilhada por sua filha, a atriz Carla Daniel, pelas redes sociais; sua última participação na TV foi em 2006

SBT News
Morreu aos 96 anos, a atriz e cantora Dorinha Duval, a primeira intérprete da personagem "Cuca" na adaptação televisiva do clássico 'Sítio do Picapau Amarelo'. A notícia foi compartilhada por sua filha, a atriz Carla Daniel, pelas redes sociais.
“É com tristeza, mas também com alívio, que nos despedimos. Mãe, avó, amiga... alguém que proporcionou muitos momentos de alegria ao público brasileiro. Te amo”, escreveu Carla em homenagem à mãe.
Quem foi Dorinha Duval?
Dorinha é o nome artístico de Dorah Teixeira, nascida em 1929, na cidade de São Paulo. Iniciou sua carreira artística como vedete, bailarina e cantora, atuando em cassinos e casas noturnas durante a era de ouro do entretenimento ao vivo no Brasil. Mais tarde, adotou o nome artístico Dorinha Duval e ganhou projeção na televisão, especialmente em novelas da TV Globo.
Entre seus trabalhos de destaque, atuou em produções como Irmãos Coragem e O Bem-Amado. Em 1977, foi escalada para viver a icônica Cuca na primeira versão televisiva do Sítio do Picapau Amarelo, papel que a eternizou na memória afetiva de gerações de brasileiros.
Ela foi casada por dez anos com o diretor e ator Daniel Filho, com quem teve sua única filha, Carla Daniel. Após décadas de carreira, Dorinha se afastou da vida pública e passou os últimos anos em reclusão. Sua última participação na TV foi em Belíssima, novela exibida em 2006.
Episódio trágico
Apesar da carreira artística de sucesso, sua vida pessoal também foi marcada por um episódio trágico. Em 1980, Dorinha matou o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Alcântara, com três tiros. A atriz alegou ter agido em legítima defesa, após episódios de violência doméstica. O caso teve grande repercussão e, após um julgamento anulado, ela acabou sendo condenada a seis anos de prisão em regime semiaberto e cumpriu nove meses.