Morre, aos 89 anos, o narrador Silvio Luiz
Cinco vezes vencedor do Troféu Imprensa de locutor esportivo, popularizou bordões e passou pelos maiores veículos de comunicação do país
O narrador Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo. Ele tinha 89 anos e foi internado na quarta-feira (08), no hospital Oswaldo Cruz, na região central da cidade. A informação foi confirmada pela entidade, por falência múltipla de órgãos.
Silvio Luiz era casado com a cantora Márcia Barbosa desde 1969 e deixa três filhos: Alexandre, Andréa e André.
Trajetória
Após trabalhar como repórter de rádio, ator de radionovelas e ter algumas experiências na televisão como ator de novelas, na Record TV, Silvio Luiz trilhou uma carreira de cinco décadas na locução esportiva, com passagens pelos principais meios de comunicação do país, e se tornou um dos mais conhecidos narradores brasileiros, em especial no futebol.
Na função, teve passagens marcantes pela Rádio Record, entre as décadas de 1970 e 1980, período em que ainda apresentou programas esportivos na Record TV.
Na década de 1980, se tornou o nº 2 da Bandeirantes, então bastante reconhecida pelas transmissões esportivas, que tinha Luciano do Valle como principal responsável pela narração.
Chegou ao SBT em 1996, para comandar a equipe de esportes da emissora, narrar competições esportivas e apresentar o programa Gol Show.
No final da década de 1990, retornou à Bandeirantes, onde participou da equipe inaugural do canal fechado Bandsports e se tornou sua voz titular.
Anos depois, foi para a RedeTV!, onde narrou competições europeias, a Série B do Campeonato Brasileiro e apresentou o programa Bola Dividida. Passou ainda pela rádio Transamérica, conhecida pelas transmissões esportivas em São Paulo, na década de 2010.
Narrando futebol, Silvio Luiz ficou marcado por bordões como "olho no lance!", "acerte o seu aí, que eu arredondo o meu daqui" e por não aderir ao tradicional grito de "gol" após a bola tocar no fundo da rede. Um dos pioneiros no uso do humor nas transmissões, se popularizou também entre o público que não era tão próximo do esporte. Por causa disso, foi convidado para dar voz a uma das versões do aplicativo de GPS Waze no Brasil e para a dublagem nacional do filme "Carros 3".
Silvio Luiz venceu cinco vezes o Troféu Imprensa de locutor esportivo. Suas 14 indicações ao prêmio vão de 1982 a 2006, num demonstrativo de sua longevidade na profissão.
Nos últimos anos, retornou ao veículo onde começou a carreira para comandar a versão digital das transmissões do Campeonato Paulista no R7, portal da Record TV. Enquanto narrava a final deste ano da competição -- disputada entre Santos e Palmeiras, no dia 7 de abril --, o veterano passou mal e precisou ser internado. Ele recebeu alta em 2 de maio, mas voltou ao hospital nove dias depois.