Vídeo: morador em situação de rua é espancado a pauladas após briga por cigarro em São Vicente
Vítima estava dormindo na calçada quando foi surpreendida pelo criminoso, no litoral sul de São Paulo
Derick Toda
Marco Pagetti
Um morador em situação de rua foi espancado a pauladas por um homem, na quarta-feira (25), em Sao Vicente, litoral sul de São Paulo. César Maio Santos Rios, de 34 anos, confessou para os policiais que agrediu a vítima depois de uma discussão por um cigarro, no dia anterior.
Câmeras de segurança registraram o crime. O homem em vulnerabilidade social estava dormindo em uma calçada, quando o agressor chegou de bicicleta e começou a golpeá-lo com um pedaço de madeira.
+Um agente de segurança pública tira a própria vida a cada 45 horas no Brasil, diz pesquisa
Com as características do suspeito pela imagem de monitoramento, policiais foram na rua do crime. No endereço, avistaram César na própria residência, que teria permitido a entrada dos militares, local em que encontraram o pedaço de madeira e a bicicleta utilizada.
O agressor disse ter agido em legítima defesa após sofrer uma suposta ameaça da vítima, quando pediu o cigarro.
"Começou com um cigarro solto. Eu tô fumando e ele veio aqui [a vítima] e disse dá um cigarro. Eu falei como assim? Não te conheço", disse César para os policiais.
Segundo a Prefeitura, profissionais de saúde encontraram o homem desacordado com traumatismo craniano e trauma de tórax. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital, onde "está vivo, porém, em estado grave".
César foi preso por tentativa de homicídio no 2º Distrito Policial do município.