Mocidade Alegre vence o carnaval de SP pela 12ª vez com enredo sobre Mário de Andrade
Dragões da Real ficou em segundo lugar, e Acadêmicos do Tatuapé, em terceiro. Independente Tricolor e Tom Maior foram rebaixadas para o Grupo de Acesso
Raíza Chaves
A Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval 2024 de São Paulo. A Dragões da Real ficou na segunda colocação, e a Acadêmicos do Tatuapé em terceiro lugar. A escola conquistou seu 12ª título.
As duas últimas colocadas do grupo, a Tom Maior e a Independente Tricolor, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.
A agremiação vencedora levou para a avenida o enredo "Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país", cujo tema conta a história do Brasil em conjunto com o escritor e poeta Mário de Andrade (1893 - 1945). A escola foi a terceira a desfilar na madrugada no domingo (10).
Na tarde de segunda (12), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu a ordem que as notas dos quesitos seriam reveladas no Sambódromo do Anhembi sem a presença do público e restrita aos representantes das agremiações. Ao todo, foram nove quesitos e quatro jurados para cada um deles.
Os quesitos seguiram a seguinte sequência:
1º – Evolução
2º – Comissão de Frente
3º – Fantasia
4º – Enredo
5º – Samba-enredo
6º – Bateria
7º – Alegoria
8º – Mestre-sala e porta-bandeira
9º – Harmonia
Já no Grupo de Acesso 1, a campeã e a vice-campeã sobem ao Grupo Especial, enquanto as duas últimas colocadas descem para o Grupo de Acesso 2 (sétimo e oitavo lugares, respectivamente).
No Grupo de Acesso 2, além da campeã, a vice-campeã também subirá ao Grupo de Acesso 1. As três escolas com as menores notas na somatória final serão transferidas para os grupos da UESP
Para o desfile das campeãs, classificam-se as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, as duas primeiras colocadas do Acesso 1 e a primeira do Acesso 2.
O desfile das campeãs acontece neste sábado (17).