Miss São Paulo 2024, Milla Vieira, sofre ataques racistas nas redes sociais
Na segunda-feira (29), as organizações oficiais emitiram uma nota de repúdio ao ocorrido
SBT News
Na última quarta-feira (24), Milla Vieira foi coroada Miss São Paulo 2024. No entanto, desde então, a vencedora tem sido alvo de ataques racistas nas redes sociais. Em resposta, tanto o Miss Universe Brasil quanto o Miss Universe São Paulo divulgaram nota lamentando os ataques.
Na segunda-feira (29), as organizações oficiais emitiram uma nota de repúdio ao ocorrido.
"É com grande indignação e tristeza que nos manifestamos contra os atos de racismo cometidos contra Milla Vieira, Miss Universe São Paulo 2024. Em um momento que deveria ser de celebração e orgulho, Milla está sendo alvo de comentários racistas e ataques injustificados, evidenciando que nossa sociedade ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade", afirmava a nota.
+ Polícia do Rio de Janeiro intima casal que fez gestos racistas em roda de samba
A organização destacou o desempenho excepcional de Milla em todas as etapas do concurso, ressaltando sua competência, graça e talento, que a tornaram merecedora do título de Miss Universe São Paulo 2024. "A organização do Miss Universe São Paulo está certa de que Milla Vieira detém beleza excepcional e é a candidata que possui todas as competências necessárias para ocupar este posto de tanta responsabilidade. Sua conquista é um reflexo de sua dedicação e excelência, e deve ser reconhecida e celebrada por todos".
As organizações também abordaram o racismo "enraizado" na sociedade, afirmando que a beleza negra é uma expressão de diversidade e de riqueza cultural que deve ser celebrada. "No entanto, o que vemos é uma resistência em reconhecer e valorizar essa beleza. As críticas e mensagens negativas direcionadas a Milla Vieira são um reflexo claro de um preconceito enraizado", enfatizaram. "É doloroso perceber que, se essas mesmas características fossem vistas em uma mulher branca, as reações certamente seriam menos hostis e depreciativas".
Na legenda da publicação, a conta do Miss Universe São Paulo destacou que Milla foi escolhida em decisão de mais de 20 jurados, "eleita por mérito e excelência de suas competências e por sua beleza".
As organizações dos concursos afirmaram que estão apoiando a miss na tomada de providências legais.
Em seu Instagram, Milla Vieira, que representou São Bernardo do Campo, repostou as notas de repúdio e fez um questionamento sobre o que está vivendo. "Por que tanto incômodo? Por que tanto ódio? Internet não é terra sem leis, e os responsáveis serão, sim, penalizados. Aqui a 'cultura do hate' não se perpetuará. Obrigada Miss Universe Brasil, Miss Universe São Paulo e a todos que estão me apoiando", agradeceu a modelo.