Publicidade
Brasil

Ministros se unem a Lula para participar da Cúpula da União Africana

Acompanhado do presidente Lula, Silvio, Anielle Franco e Vinicius Marques de Carvalho vão participar de agendas bilaterais com nações da União Africana (UA)

Imagem da noticia Ministros se unem a Lula para participar da Cúpula da União Africana
Publicidade

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, e o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, desembarcaram na Etiópia, na África, para participar da 37º edição da Cúpula da União Africana, neste final de semana.

Acompanhado do presidente Lula, os ministros vão participar de agendas bilaterais com nações da União Africana (UA), que conta com 55 países.

+"Criminoso", diz Silvio Almeida sobre movimentos contra vacinação de crianças

O Brasil pretende combater violações de direitos humanos como racismo sistêmico e formas de intolerância e discriminação por meio de um acordo com a UA, que visa debater a memória, a verdade e reparações históricas.

Dessa forma, uma das principais negociações que o Ministério busca concretizar é a criação de um memorando de entendimento que possa proporcionar a cooperação mútua entre o Brasil e as nações do bloco africano.

Os principais temas a serem discutidos são a preservação da memória da escravidão e do tráfico transatlântico de africanos escravizados que levou as desigualdades sociais e estruturantes no Brasil.

Conheça a União Africana

A União Africana (UA) é a mais importante e abrangente organização internacional africana, composta por 55 membros e sediada em Adis Abeba (Etiópia). Foi criada em 2002 e sucedeu a Organização da Unidade Africana, fundada em 1963.

A UA busca promover soluções africanas para os desafios enfrentados pelos países africanos, com vistas ao fortalecimento da paz, da soberania e do desenvolvimento socioeconômico no continente.

*Com imagens de Ruy Conde/MDHC

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade