Ministério Público deflagra ação para apurar fraudes em contratos com prefeituras da Baixada Fluminense
Uma das empresas investigadas teria sido favorecida em licitações para fornecer refeições hospitalares e kits de merenda escolar

SBT News
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cumpriu, nesta terça-feira (25), 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas envolvidas em um suposto esquema de fraudes em licitações que afetava prefeituras da Baixada Fluminense.
+ Itamaraty confirma morte de adolescente brasileiro em prisão de Israel
A investigação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado visa desmantelar uma suposta organização criminosa que utilizava empresas com sócios "laranjas" para simular concorrências em processos licitatórios, formando um cartel.
+ Adolescente morre atropelada por carro oficial em pista do BRT no Rio
Entre as empresas investigadas está a Nutrifoods Refeições, suspeita de firmar contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis.
O SBT Rio tenta contato com a empresa e secretarias, mas ainda não obteve resposta.
De acordo com os promotores de Justiça, no município de Japeri, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações direcionadas pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, com o intuito de fornecer refeições hospitalares e kits de merenda escolar, inclusive durante a pandemia.
Em setembro de 2021, a empresa entregou kits com cinco meses de atraso e com alimentos impróprios para consumo.
Os mandados foram cumpridos em diversos endereços localizados na Baixada Fluminense, Nilópolis, Nova Iguaçu e Japeri e também no bairro Jardim Sulacap, na zona oeste do Rio de Janeiro.
As ordens judiciais foram obtidas junto ao Juízo da 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital.