Menina de 6 anos escuta pela primeira vez após receber aparelho auditivo
Pequena Emanuelly Cristina se emocionou e vibrou ao ouvir primeiros sons; condição foi descoberta por professores
Camila Stucaluc
Emanuelly Cristina Vieira Mendes, de seis anos, se emocionou ao ouvir o mundo pela primeira vez desde seu nascimento. O registro foi feito por profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo, onde a menina recebeu o aparelho de amplificação sonoro individual (AASI).
O aparelho foi inserido pelo pai de Emanuelly, que também possui deficiência auditiva. Surpresa com os primeiros sons que ouve, a menina sorri, bate palmas e acena empolgada para as pessoas em volta.
Emanuelly mora com a família no município de Juquiá. Sua condição foi identificada pelas educadoras da escola, ao perceberem a falta de retorno da menina quando eram realizados testes de interação. Uma de suas professoras foi responsável por encaminhar seu caso para o serviço de saúde, onde foi confirmado o diagnóstico de perda auditiva.
+ Policiais salvam bebê que caiu em piscina em Montenegro (RS)
A educadora Raissa de Oliveira Souza, que acompanhou o caso de Emanuelly, disse que, apesar da inserção do aparelho auditivo ser recente, já percebe mudanças na forma de comunicação com Emanuelly. “Percebi ela tentando falar mais, do jeito dela, mas isso já é uma evolução. O que desejamos é que ela consiga realmente ter eficácia no tratamento e tenha um desenvolvimento pleno”, disse a professora.