Publicidade
Brasil

Melhores universidades do Brasil: veja lista de instituições avaliadas em índice do Inep

Das 1.998 selecionadas no estudo, 54 possuem conceito máximo; 25 são públicas e nove aparecem classificadas como privadas com fins lucrativos

Imagem da noticia Melhores universidades do Brasil: veja lista de instituições avaliadas em índice do Inep
Publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), que avaliou 1.998 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Das 54 com o conceito máximo, 25 delas são públicas (federais e estaduais). Somente nove são classificadas como privadas com fins lucrativos.

+ USP afasta professor que deu “prêmio de pior aluno” para estudante de geologia

O IGC avalia os cursos ofertados por universidades selecionadas e os tipifica em uma escala de qualidade que vai de 1 (índice muito baixo ou piores) a 5 (muito alto ou melhores).

Das 500 com nota 4 (alto), 128 são públicas. Não há nenhuma universidade federal com notas 1 ou 2 (baixo); das 240 com os piores patamares do índice, 222 são privadas.

Confira as instituições com índice "muito alto":

Como o índice é calculado?

O IGC é um parâmetro que avalia a qualidade de instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários. A avaliação se fundamenta em dois principais critérios:

  • Nota atribuída a cada curso de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • A média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cada curso, também avaliado pelo Inep.

Como funciona o CPC: trata-se de um conjunto de variáveis distintas. O Conceito Enade representa 20% da pontuação; a proporção de professores com mestrado ou doutorado corresponde a 30% da nota; já a avaliação da percepção do estudante em relação ao curso contribui com 15% do índice e, por último, vem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o IDD responde por 35%.

Quantificados os dados, com base na média obtida pelas instituições, a classificação se distribui em cinco faixas de desempenho, indo desde as piores (faixa 1) até as melhores (faixa 5).

Com base nesse desempesenho, é possível identificar quais as instituições de ensino superior mais destacadas e quais enfrentam maiores desafios em termos de qualidade de ensino.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade