Medida provisória prevê R$ 135 milhões em recursos extras para enfrentamento de emergências sanitárias
De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a restrição orçamentária do governo pode comprometer resposta a casos como o da gripe aviária

Gabriela Tunes
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve enviar ainda nesta quarta-feira (4), à Casa Civil, uma proposta de medida provisória (MP) para liberação de R$ 135 milhões em recursos extras destinados ao enfrentamento de emergências sanitárias no Brasil. A proposta inclui medidas contra gripe aviária.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, o contingenciamento orçamentário de 53% imposto neste ano pode comprometer a capacidade de resposta do governo diante de crises no setor agropecuário, por isso a necessidade da MP.
Gripe aviária: foco contido no RS
Segundo o ministro, o foco de gripe aviária em Montenegro (RS) foi contido e a doença não se espalhou para fora da granja. E não há, até esta quarta (4), nenhum outro foco de gripe aviária em uma granja comercial, apenas em aves silvestres ou de criação doméstica.
"Nós já estamos na metade do processo de vazio sanitário, não tem mais morte de animal", disse. O Brasil já está no 14º dia de vazio sanitário. Se não houver nenhum registo de gripe aviaria em granja comercial até o dia 18 de junho, o Brasil se considera livre da doença.







