Mais de 20 milhões de famílias poderão receber botijões de gás de cozinha a partir de 2025
Programa Gás Para Todos foi anunciado pelo governo federal nesta segunda (26)
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (26), durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Transição Energética, o programa Gás Para Todos, que fornecerá botijões de gás para mais de 20 milhões de famílias até dezembro em 2025.
O programa é destinado aos beneficiários do Bolsa Família e vai substituir o atual Auxílio Gás. Ao todo, cerca de 20,8 milhões de famílias poderão receber o botijão de gás de cozinha sem custo, já que ele será subsidiado pelo governo. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
+ Governo paulista cria gabinete de emergência por causa dos incêndios e da fumaça
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o plano integra políticas e ações governamentais.
“[O Gás para Todos] É o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo. Vamos impulsionar o cozimento limpo e a substituição da lenha”, disse Alexandre Silveira.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a medida reforça iniciativas governamentais que veem, no setor energético, papel estratégico para que o Estado cumpra suas funções sociais.
+ Preço médio da gasolina chega ao maior patamar do 3° mandato de Lula
“A gente é obrigado a fazer política social. Quando fazemos política de gás, é porque o gás, hoje, tem de ser instrumento da cesta básica do povo brasileiro, que muitas vezes não consegue comprar o botijão, que sai da Petrobras a R$ 36 e é vendido em alguns estados a R$ 140”, ressaltou.