Maio termina com recorde de frio, chuva e alertas em várias regiões
Cidades de MG e SP registraram temperaturas próximas de 0ºC; Belo Horizonte e Rio de Janeiro registram maiores mínimas do ano
Nesta sexta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de baixas temperaturas e chuva pelo país.
Algumas das principais capitais brasileiras registraram recorde nas temperaturas mínimas.
- Em Belo Horizonte, a capital mineira registrou a temperatura de 15,6°C, sendo que o recorde anterior foi na quinta-feira (30), chegando a 17,8°C. Para o fim de semana, a expectativa é que seja registrada a temperatura de 13°C.
- No Rio de Janeiro, a menor temperatura registrada hoje foi de 14,8 °C na Vila Militar, à 1h da manhã, sendo que o recorde anterior foi também na quinta-feira, cravando 16,3 °C na mesma região analisada.
- Já São Paulo começou a sexta-feira com os termômetros na marca dos 11,1 °C e sensação de frio, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A estação meteorológica do CGE dos bairros da Capela do Socorro e Parelheiros registrou 8,1 ºC.
Frio congelante de 0ºC
Em várias cidades de Minas Gerais e de São Paulo, os termômetros não deram trégua e registraram temperaturas próximas do 0ºC.
- Caldas, no sul mineiro, chegou a temperatura mínima de 1,6ºC.
- Outras cidades também se consolidaram como as cidades mais frias de Minas, como Maria da Fé (2ºC), Bambuí (6,6ºC), Passos (7,6ºC) e Varginha (7,7ºC).
- Ainda segundo os dados do Inmet, Ituverava (SP), na região de Ribeirão Preto, uma massa de ar se intensificou na região e a cidade amanheceu com mínima de 3,2ºC e sensação de frio próximo de 0ºC, chegando a 0,9ºC.
- Outras cidades no interior paulista também registraram frio. A cidade de Ribeirão Preto teve a mínima de 8ºC, com sensação térmica de 6ºC
- Pradópolis chegou com a mínima de 6,3 e sensação térmica de 4,9ºC.
Mais frio e chuva pelo país
Na região Sudeste, há previsão de geada no sul de Minas Gerais, e partes do norte do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Um alerta de geada foi emitido com risco classificado por "Perigo Potencial" nas regiões serranas destes Estados, onde as temperaturas podem chegar próximas de 0 ºC.
No Sul, Rio Grande do Sul, Parana e Santa Catarina também serão afetados com o frio. o Inmet emitiu um alerta de geada, por causa da advecção, processo de transmissão de calor pelo movimento horizontal de massas atmosféricas.
No Nordeste, o Inmet emitiu três alertas para chuvas intensas em todo o litoral, principalmente no Ceará e Rio Grande do Norte, com risco classificado como "Perigo", o que vai derrubar a temperatura nestas regiões. Partes dos litorais da Bahia e do Maranhão não serão afetadas. Sergipe e Alagoas estão sob alerta de acúmulo de chuvas.
Já no Norte brasileiro, os Estados do Amazonas, Roraima, Amapa e Pará recebem alertas de chuvas intensas, com queda de temperatura na região.
E, segundo a Climatempo, na região Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco e ensolarado, com baixa umidade do ar e com poucas nuvens. A queda de temperatura vai trazer aumento da sensação de frio.