Lula indica o advogado Antônio Fabrício para vaga de ministro do TST
O nome foi escolhido a partir de lista tríplice elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho
Jésus Mosquéra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta terça-feira (30), o advogado mineiro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O escolhido integrava uma lista tríplice feita pela corte trabalhista para substituição do ministro Emmanoel Pereira, cuja aposentadoria abriu uma nova vaga destinada à advocacia.
+ TST manda empresa indenizar funcionária que trabalhou 15 anos sem férias
Lula formalizou a decisão em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), contendo a mensagem encaminhada ao Senado Federal. O próximo passo será a sabatina de Gonçalves pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, seguida pela votação em plenário. Se aprovado, o advogado deverá integrar a 6ª Turma do TST.
Lista Tríplice
A lista tríplice entregue a Lula foi definida pelo Pleno do TST no dia 22 de abril. Além de Gonçalves, compunham a lista os advogados Adriano Costa Avelino e Roseline Rabelo de Jesus Morais. Os três nomes escolhidos pelo TST haviam sido extraídos de uma lista sêxtupla, enviada à corte pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Currículo
Gonçalves foi presidente da seccional de Minas Gerais da OAB e hoje é conselheiro federal da instituição. Ele atua como advogado trabalhista desde 1993, com participações em processos no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) e no próprio TST. É mestre em Direito do Trabalho pela PUC-MG e professor da mesma instituição desde 1999.