Lula decreta luto de três dias no Brasil pelas mortes em acidente aéreo
Todas as 61 pessoas que estavam no avião morreram no local; causa do acidente é investigada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o Brasil pela queda do avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Todas as 61 pessoas a bordo da aeronave morreram.
+ Queda de avião em Vinhedo (SP) é a mais letal no Brasil desde 2007
O decreto 12.135 foi anunciado em uma publicação no perfil do presidente no X (antigo Twitter), por volta das 20h desta sexta.
+ Avião que caiu em Vinhedo (SP) perdeu 5 mil metros de altitude em menos de 2 minutos
Mais cedo, Lula pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas enquanto cumpria agenda em Itajaí, no litoral catarinense. Na cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, da Marinha, o presidente falou sobre a tragédia logo após ser informado:
"Primeiro, tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo", disse o presidente.
+ Anac diz que avião que caiu em Vinhedo estava em situação regular
A aeronave ATR 72 da Voepass, antiga Passaredo, que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP), caiu com 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. A causa do acidente é investigada.