Jornalismo ambiental e de dados e pautas sociais foram destaques no Congresso da Abraji
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terminou neste domingo (14), em São Paulo
SBT News
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, foi palco do maior encontro de profissionais de mídia do Brasil. Com público recorde, terminou neste domingo (14), o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e com a presença do SBT News.
Foram mais de 150 atividades e 300 palestrantes de diversos países. Entre os temas debatidos estão a democracia, eleições, cobertura de conflitos, jornalismo ambiental e o combate à desinformação.
No sábado (13), o Congresso destacou a importância do jornalismo ambiental e também os desafios de reportagem que abordam pautas sociais. Em dois painéis, profissionais palestraram sobre a questão da Amazônia, que tem se tornado central na cobertura de crises climáticas.
Também foram discutidos temas como o processo de Sociedade Anônima de Futebol, a chamada SAF, que permite que clubes de futebol possam ser transformados em empresas e a corrupção nos clubes brasileiros. Fotojornalistas falaram sobre os bastidores da cobertura realizada no ataque ao Congresso Nacional, no 8 de janeiro de 2023.
Neste domingo (14), o Congresso abordou o jornalismo de dados, e contou com 33 atividades destinadas a treinamentos e debates sobre temas que abrangem desde ferramentas prontas para investigação de dados, análise de dados abertos, acesso a APIs, criação de modelos estatísticos, até o uso de scripts de programação para coletar, processar e analisar dados disponíveis na internet.
Em diferentes mesas, jornalistas experientes debateram a cobertura dos três poderes, as grandes investigações e técnicas para transformar reportagens em outros produtos como livros, podcasts e até mesmo filmes. Os comunicadores também dividiram experiência pessoais sobre os bastidores de grandes redações do Brasil.
O SBT News conversou com especialistas e profissionais de mídia, no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, e abordou alguns dos principais temas do evento.
Confira as entrevistas:
Entrevista com Fabiana Moraes, jornalista e professora
Entrevista com Thais Bilenky, jornalista e apresentadora dos podcasts A Hora e Alexandre
Entrevista com Breiller Pires, jornalista esportivo e comentarista da ESPN
Entrevista com Bruno Itan, fotojornalista e criador do Olhar Complexo
Entrevista com Carlos Minuano, jornalista e autor do Psicodelicamente da Carta Capital
Entrevista com Cecilia Amorim, jornalista e co-fundadora da Agência Carta Amazônia
Entrevista com Sérgio Lima, fotojornalista
Entrevista com Andrew Fishman, co-fundador e editor chefe do Intercept Brasil
Entrevista com Daniela Arbex, jornalista e documentarista