Janja diz não se surpreender com "tom irônico" de Musk após fala sobre processar X
Para primeira-dama, é "sintomático" Musk se manifestar sobre o ataque hacker à conta dela na plataforma apenas após ela falar que processará a empresa
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, criticou, nesta quarta-feira (20.dez), um comentário feito pelo bilionário Elon Musk a respeito da fala dela de que processará o X pelo ataque hacker à sua conta na plataforma.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail é nossa responsabilidade", afirmou Musk, na madrugada desta quarta, ao comentar notícia sobre a declaração da primeira-dama.
Janja, então, em nota à imprensa, disse não se surpreender com o "tom irônico" de Elon Musk no comentário e que ele "minimiza um acontecimento grave" que não atinge só a ela, mas sim a milhares de mulheres dentro do X todos os dias.
"Eu não disse que é responsabilidade do X alguém 'adivinhar' a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela", acrescenta a primeira-dama.
Ainda conforme Janja, é "sintomático" Musk se manifestar sobre o caso apenas após ela falar que processará a empresa dele.
Confira a íntegra da nota:
Não me surpreende o tom irônico do Sr Elon Musk depois da minha fala sobre processar sua plataforma. Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias.
Eu não disse que é responsabilidade do X alguém "adivinhar" a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos.
Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio. Meu nome foi rapidamente para os Trending Topics da plataforma, o que já deveria ser um alerta para a plataforma saber que algo atípico estaria acontecendo.
É necessário repetir, e eu sempre vou bater nessa tecla, que todos esses questionamentos, denúncias e falas sobre a invasão à minha conta não são só sobre mim ou por mim mas, sim, sobre todas as mulheres que diariamente sofrem ataques misóginos e criminosos na plataforma e recebem o mesmo descaso. É sobre utilizar a minha visibilidade para trazer à tona a responsabilização das plataformas com relação aos crimes que acontecem dentro delas e à monetização dessas grandes empresas, que seguem lucrando e enriquecendo seus donos em cima do discurso de ódio às mulheres.
É sintomático o Sr Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa. Sobre a senha do e-mail, é de responsabilidade da plataforma do e-mail, que também será notificada / responsabilizada, garantir que as contas e senhas sejam protegidas, visto que ninguém “adivinhou” a senha, esta estava em um vazamento de dados.
Por mim e por todas as mulheres que são vítimas da misoginia e dos ataques de ódio nas redes sociais e fora delas, seguirei levantando questionamentos e lutando pela responsabilização das plataformas.