Brasil

INSS faz mutirão de perícias médicas neste fim de semana; veja como participar

Atendimento será feito em 92 unidades da Previdência Social em diferentes regiões do país; expectativa é concluir quase 19 mil processos

Imagem da noticia INSS faz mutirão de perícias médicas neste fim de semana; veja como participar
Agência do INSS | Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, neste sábado e domingo (6 e 7), um mutirão em 92 agências da Previdência Social. Ao todo, serão feitas 18.868 perícias médicas, das quais mais de 13 mil estão agendadas, o que deve contribuir para a redução da fila de espera.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Das vagas, cerca de seis mil permanecem disponíveis. Aqueles que desejarem antecipar suas perícias podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular.

Segundo o INSS, apenas os Estados do Amapá, Goiás, Paraíba, Roraima e Sergipe não farão parte da ação. Em todos os outros 22 Estados e no Distrito Federal, é possível consultar a lista de unidades ativas no mutirão no site do Ministério da Previdência Social. Algumas localidades farão os atendimentos de forma presencial e outras via teleatendimento, por meio da Perícia Conectada.

“A Perícia Conectada traz a mesma segurança e os mesmos princípios basilares do atendimento presencial, onde a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são inegociáveis, se mantendo também a autonomia do perito de decidir a modalidade do atendimento”, garantiu o INSS.

O que é perícia médica?

A perícia médica é uma avaliação feita por especialistas do INSS para verificar se a pessoa possui alguma deficiência ou incapacidade para o trabalho. Neste caso, os solicitantes procuram por benefícios previdenciários ou assistenciais, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou pensão por morte para dependentes inválidos

Últimas Notícias