INSS faz mutirão de perícias médicas neste fim de semana; veja como participar
Atendimento será feito em 92 unidades da Previdência Social em diferentes regiões do país; expectativa é concluir quase 19 mil processos


Camila Stucaluc
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, neste sábado e domingo (6 e 7), um mutirão em 92 agências da Previdência Social. Ao todo, serão feitas 18.868 perícias médicas, das quais mais de 13 mil estão agendadas, o que deve contribuir para a redução da fila de espera.
Das vagas, cerca de seis mil permanecem disponíveis. Aqueles que desejarem antecipar suas perícias podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular.
Segundo o INSS, apenas os Estados do Amapá, Goiás, Paraíba, Roraima e Sergipe não farão parte da ação. Em todos os outros 22 Estados e no Distrito Federal, é possível consultar a lista de unidades ativas no mutirão no site do Ministério da Previdência Social. Algumas localidades farão os atendimentos de forma presencial e outras via teleatendimento, por meio da Perícia Conectada.
“A Perícia Conectada traz a mesma segurança e os mesmos princípios basilares do atendimento presencial, onde a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são inegociáveis, se mantendo também a autonomia do perito de decidir a modalidade do atendimento”, garantiu o INSS.
O que é perícia médica?
A perícia médica é uma avaliação feita por especialistas do INSS para verificar se a pessoa possui alguma deficiência ou incapacidade para o trabalho. Neste caso, os solicitantes procuram por benefícios previdenciários ou assistenciais, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou pensão por morte para dependentes inválidos









