Influenciador morre após anestesia geral para tatuagem em SC; quais são os riscos?
Ricardo Godoi tinha 45 anos e sofreu parada uma cardiorrespiratória após tomar anestesia geral para tatuar um Anjo Gabriel nas costas
Wagner Lauria Jr.
Morreu na manhã desta segunda-feira (20) o influenciador Ricardo Godói, de 45 anos, em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória após receber anestesia geral para fazer uma tatuagem nas costas. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
+ Proibição do PMMA: CFM pedirá à Anvisa que produto seja banido em procedimentos estéticos
Godói, que compartilhava imagens e vídeos de carros de luxo em suas redes sociais, iria tatuar um Anjo Gabriel em toda a extensão das costas.
+ Homem mais tatuado do Brasil se converte e decide remover desenhos do rosto; veja antes e depois
Segundo o colunista Clayton Ramos, do SCC10, afiliada do SBT em Santa Catarina, a declaração de óbito afirma que o influencer teria feito uso de anabolizantes dias antes do procedimento, o que pode ter ocasionado uma parada cardiorrespiratória.
Quais são os riscos da anestesia geral?
Apesar de a anestesia geral ser "muito segura", de acordo com o cirurgião plástico Ricardo Polizzi, o procedimento pode levar a pneumonia, AVC e problemas cardíacos.
Dentre os fatores que elevam o risco de intercorrências são tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, renais ou pulmonares. abuso de álcool e outras drogas. De acordo com a família, Ricardo era saudável e não tinha problemas de saúde.
Segundo Polizzi, há dois tipos de anestesia: geral e local. Na primeira, acontece bloqueio da sensibilidade à dor em todo o corpo do paciente e um estado de "inconsciência controlada", por isso, é necessário manter a ventilação [auxílio em obter oxigênio] do paciente sob monitoramento, em ambiente hospitalar, segundo o Hospital Albert Einstein.
Em nota, o estúdio de tatuagem informou que foi contratado um "hospital particular com toda equipe, equipamentos e drogas anestésicas necessárias para a segurança do procedimento", além de médicos anestesistas e realização de exames de sangue previamente.
"O que ocorreu é que no começo da sedação e intubação ele teve uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu antes mesmo de começarem a tatuarem ele, que foi verificado rapidamente e chamado um cardiologista para tentar reanimá-lo, infelizmente sem sucesso", disse.
É permitido a aplicação em caso de tatuagem?
Segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) de Santa Catarina, mesmo em caso de tatuagem e outros procedimentos estéticos, a aplicação de anestesia deve acontecer por médicos anestesistas em estabelecimentos de saúde.
Além disso, o paciente precisa assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O documento informa os riscos associados à anestesia e identifica o médico responsável. Segundo nota do estúdo, Ricardo havia assinado o termo.
No caso do influenciador, não há informações sobre o local onde ocorreu a aplicação e quem era o profissional.