Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa 10 pessoas mortas
Local abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social
Um incêndio em uma pousada de Porto Alegre deixou ao menos 10 pessoas mortas na madrugada desta sexta-feira (26). Outras nove vítimas tiveram que ser resgatadas, seis delas, encaminhadas para um hospital. Destas, quatro estão em estado grave, de acordo com a Secretaria de Saúde.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito corpos estavam carbonizados, sendo dois no primeiro andar, cinco no segundo e outras duas no terceiro pavimento. Informações iniciais revelam que o local funcionava de forma irregular, sem alvará e nem plano de proteção contra incêndios. O prédio abriga pessoas em situação de rua e outros clientes.
Como os quartos são próximos, o fogo se alastrou rapidamente e impediu que as pessoas conseguissem sair. A pousada, dividida em dois prédios, fica na avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e a Dr. Barros Cassal, no centro da capital gaúcha.
Acima de uma marquise dos prédios existem outros quartos. Pessoas que estavam nesses apartamentos não conseguiram descer por conta das chamas e pularam de uma altura de aproximadamente 5 metros. Essas vítimas, feridas gravemente, também foram encaminhadas ao pronto socorro da capital.
Há a suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, de acordo com testemunhas e com a Defesa Civil. Uma pessoa teria entrado no prédio e ateado fogo. O fogo foi controlado cerca de quatro horas depois. * Em atualização