Publicidade
Brasil

Incêndio atinge região próxima do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Instituição garante que animais estão seguros; santuário abriga seis elefantes fêmeas de espécie asiática

Imagem da noticia Incêndio atinge região próxima do Santuário de Elefantes em Mato Grosso
Santuário dos Elefantes, em Mato Grosso
Publicidade

Um incêndio acidental, que teve início nessa 5ª feira (28.dez), atingiu a propriedade do Santuário de Elefantes - Brasil (SEB), localizada na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Com uma área de aproximadamente 1.200 hectares, o local é o único santuário de elefantes na América Latina.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com a instituição, o fogo teve início depois que um vizinho queimou entulhos de construção em uma propriedade rural que faz divisa com o terreno do santuário. Rapidamente, as chamas saíram do controle e se espalharam até a divisa do SEB. Embora a situação seja preocupante, os administradores do local garantiram, por meio de nota, que o incêndio está no ponto mais distante do habitat dos elefantes e que os animais estão seguros.

O SEB informou em uma rede social que acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros. A instituição disse também que o incêndio está localizado em uma área de difícil acesso e, por isso, precisariam monitorar e deixar o fogo queimar até o local onde os bombeiros conseguem chegar. No caso de piora da situação, uma aeronave teria de ser acionada.

"No entanto, devemos reiterar que esses incêndios são baixos e lentos na maior parte do tempo. Durante a noite, por causa do verde das áreas florestais e do capim, parte do fogo foi extinto", diz nota do santuário.

O governo do Mato Grosso deve enviar um helicóptero para a região, a fim de obter mais detalhes da situação e, assim, fazer um planejamento do combate às chamas no local.

A instituição

Sendo o único santuário de elefantes da América Latina, atualmente o SEB, que é uma organização sem fins lucrativos, abriga seis elefantes fêmeas de espécie asiática.

Os animais, que foram resgatados de circos, zoológicos e de um ecoparque na Argentina, são conhecidos como Bambi, Lady, Maia, Mara, Guillermina e Rana. A idade dos elefantes varia de 23 a 61 anos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mato Grosso
Brasil
Meio Ambiente
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade