ICMBio espera que Parque Nacional Cavernas do Peruaçu vire Patrimônio Mundial Natural em 2025
Área em Minas Gerais tem rica biodiversidade, incluindo cavernas, cânions, pinturas rupestres e sítios arqueológicos
Guilherme Resck
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) espera que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Unidade de Conservação (UC) em Minas Gerais, passe a fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial Natural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2025. O Brasil submeteu em 1º de fevereiro à entidade a candidatura do parque, e, no início deste mês, a organização a aprovou.
+ Programa Pé-de-Meia começa a pagar hoje auxílio de R$ 200 a estudantes do Ensino Médio
Com a decisão, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) vão consultar populações tradicionais para aprimorar a candidatura, entre elas os indígenas xacriabás que residem nas proximidades do parque.
No segundo semestre de 2024, o Brasil receberá uma missão de avaliação que fornecerá subsídios para o Comitê do Patrimônio Mundial decidir sobre a inclusão do local na Lista do Patrimônio Mundial Natural.
Depois, em 2025, a proposta de inscrição será avaliada pelo Comitê em sua reunião. O anúncio da inclusão ou não na lista deve sair em junho de 2025.
Como é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
O parque abrange uma área de 56,8 mil hectares, entre os municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, e é formado por um conjunto de quase 500 cavidades. A Unidadade de Conservação foi criada em 1999.
Uma UC consiste em uma área com características naturais relevantes, instituída pelo poder público, que tem entre suas finalidades a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ambientes naturais. Além do parque, o ICMBio gere, protege, monitora e fiscaliza 335 UCs no país.
+ Governo aprova reajuste de 4,39% nas tarifas dos Correios; veja novos valores
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu tem rica biodiversidade, incluindo cavernas, cânions, pinturas rupestres e sítios arqueológicos, formando uma beleza cênica natural.
A vegetação dele compreende áreas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A área aberta para a visitação possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção. O passeio é sempre acompanhado por condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio.
O contato e a negociação de valores com o condutor devem ser feitos diretamente com o profissional credenciado, antes da visita. O ICMBio disponibiliza um álbum de condutores.
O que é Patrimônio Mundial Natural
A inscrição de um bem na Lista do Patrimônio Mundial Natural da Unesco é o reconhecimento de um valor para a humanidade. Isso proporciona ao bem um status de proteção global.