Publicidade
Brasil

Hospital do Rio Grande (RS) cancela atendimentos e tranfere pacientes com alta da Lagoa dos Patos

Nível da laguna onde desemboca o rio Guaíba está em 2,74 metros. A cota de inundação é 1,3 metro

Imagem da noticia Hospital do Rio Grande (RS) cancela atendimentos e tranfere pacientes com alta da Lagoa dos Patos
Hospital Universitário do Rio Grande cancela atendimentos devido a alta no nível da Lagoa dos Patos | Reprodução/Governo Federal
Publicidade

O Hospital Universitário do Rio Grande (HU-Furg), no Rio Grande do Sul, anunciou a interrupção no atendimento de novos pacientes e a transferência dos que estão internados devido ao aumento no nível da Lagoa dos Patos.

Na manhã de quinta-feira (16), o nível da laguna, onde desembocam as águas do Guaíba, aumentou 20 centímetros em 24 horas, chegando a 2,8 metros. De acordo com dados do DRHS/SEMA-RS, desde então, o nível da lagoa diminuiu 6 centímetros e estava em 2,74 metros às 7h de sexta-feira (17). A cota de inundação é 1,3 metro.

De acordo com a superintendente do hospital universitário, Sandra Brandão, mesmo com todas as medidas preventivas adotadas, o aumento do nível da Lagoa dos Patos já atingiu as ruas ao redor do hospital, dificultando o acesso. Isso levou à decisão de transferir os pacientes, principalmente pela possibilidade de desligamento da energia elétrica na região.

A prioridade é para os pacientes internados nas unidades de terapia intensiva e serão removidos primeiro os pacientes em ventilação mecânica. Posteriormente, serão transferidos os pacientes de alta dependência e, por último, os com maior autonomia. Os pacientes serão transferidos para hospitais da Região Sul.

“Os hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Estado estão dando suporte para auxiliar no recebimento de pacientes. Equipamentos e trabalhadores do hospital universitário de Rio Grande estão sendo deslocados para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), que nos dará suporte com vagas na maternidade e UTI Neonatal”, destacou Sandra.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade